• Simple Item 2
  • Simple Item 1
  • 1
  • 2

Ipem – RR ressalta a importância de comprar brinquedos apenas em pontos de vendas legalmente estabelecidos e exigir Nota Fiscal.

O Ipem – RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima), realiza no período de 09 a 13 de dezembro, a operação de fiscalização especial de Natal, com o título Papai Noel. O objetivo é inspecionar os estabelecimentos que vendam itens, como: luminárias de natal, pisca – pisca e brinquedos.

Segundo a presidente do Ipem – RR, Isabella Dias, é necessário tomar alguns cuidados para que não ocorram maiores problemas com a segurança das crianças. Pois faltam poucos dias para o natal, e esse é um período em que as pessoas intensificam as compras de presentes, principalmente para as crianças.

“O Ipem – RR, como órgão delegado do Inmetro em Roraima, realiza fiscalizações durante todos os meses do ano, porém nesse período festivo, as ações especiais são intensificadas para proporcionar maior segurança à população na hora de comprar presentes e itens natalinos, principalmente brinquedos, pois é preciso ter cuidado para não colocar em risco a vida dos pequenos”, destaca a Presidente do Ipem – RR, Isabella Dias.

“É importante realizar as compras apenas em estabelecimentos legais e exigir nota fiscal, pois isso respalda o consumidor caso seja necessário realizar alguma queixa posteriormente sobre o brinquedo”, ressaltou Isabella.

Conforme orienta o Diretor de Qualidade e Metrologia do Ipem – RR, Jackson Medeiros, é necessário verificar a presença do selo do Inmetro nas embalagens dos brinquedos, entre outras informações, como a faixa etária a que se destina e informações de uso.

“A faixa etária a que o produto se destina deve ser observada, assim como informações sobre o conteúdo, instruções de uso, de montagem e eventuais riscos associados à criança. E principalmente devem conter o selo de identificação da conformidade do Inmetro. Isto representa que o produto está obedecendo os requisitos técnicos estabelecidos”, disse Medeiros.

Luminárias

No Brasil, as luminárias natalinas são regulamentadas pela Portaria Inmetro Nº27/00. Como não são certificadas, não apresentam o “selo do Inmetro”, mas elas devem atender aos outros requisitos obrigatórios, informando na embalagem, em português, a tensão, a corrente, a potência máxima do conjunto, o nome, marca ou logomarca do fabricante ou importador.

Atenção

Os produtos não podem apresentar material ferroso no condutor e os plugues devem atender ao padrão brasileiro (com pinos de 4 mm). Como os plugues utilizados são certificados, eles devem ostentar o Selo do Inmetro.

No momento da compra, o consumidor pode fazer um teste simples nos pisca-piscas. Basta passar um ímã sobre o produto – se ele fixar na peça, é sinal de que há material ferroso, o que é proibido, pois pode causar curto-circuito e, consequentemente, risco de incêndio.

Além disso, todos os plugues das luminárias devem apresentar o selo de identificação da conformidade do Inmetro, e ter gravados a indicação da tensão nominal em volt (V), potência em watt (W) ou a corrente nominal em ampere (A).

Em caso de produtos suspeitos, o consumidor pode fazer a denúncia junto a Ouvidoria do Ipem – RR, pelo telefone 0800 280 9590, ou pelo site www.ipem.rr.gov.br.

Mais notícias

Ipem realiza fiscalização em Postos de Gasolina em Mucajaí

Ipem realiza fiscalização em Postos...

O Ipem - RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima) através da Divisão de Fiscalização da Diretoria de Qualidade e Met...

Ouvidoria

Ouvidoria

A presidente do IPEM/RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima), Isabella Dias, assinou na manhã desta quarta – feira...

Em Brasília

Em Brasília

Isabella Dias, Presidente do Ipem/RR, participou nesta terça-feira (28) de importante reunião em Brasília, acompanhando...

Presidente Jair Bolsonaro prorroga incentivos fiscais para Norte e Nordeste

Presidente Jair Bolsonaro prorroga...

O Diário Oficial da União publicou hoje a Lei 13.799, sancionada nesta quinta-feira (3) pelo Presidente da República Jai...

IPEM NA MÍDIA