• Recebi a fiscalização no meu estabelecimento comercial e houve apreensão de produtos, qual o prazo para apresentar notas fiscais do fornecedor?

Resposta – O prazo é de 10 dias a partir da assinatura do termo único de fiscalização.

 

  • Recebi uma notificação de autuação, qual procedimento devo realizar?

Resposta – A empresa pode apresentar defesa prévia no prazo de 10 dias contados a partir da assinatura da notificação, podendo ser assinado pelo proprietário ou por advogado com devida procuração.

  • Recebi uma decisão final com multa, como proceder?

Resposta – O Inmetro oferece o desconto de 30% em caso de pagamento da 1º notificação e que não apresente recurso. Pode ocorrer também o cancelamento da dívida, basta comparecer à Assessoria Jurídica deste instituto.

  • Perdi o prazo de pagamento da GRU, como proceder?

A empresa pode solicitar a 2º via da GRU na sede do IPEM-RR ou através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Perguntas frequentes

 

  • Recebi a fiscalização no meu estabelecimento comercial e houve apreensão de produtos, qual o prazo para apresentar notas fiscais do fornecedor?

Resposta – O prazo é de 10 dias a partir da assinatura do termo único de fiscalização.

 

  • Recebi uma notificação de autuação, qual procedimento devo realizar?

Resposta – A empresa pode apresentar defesa prévia no prazo de 10 dias contados a partir da assinatura da notificação, podendo ser assinado pelo proprietário ou por advogado com devida procuração.

  • Recebi uma decisão final com multa, como proceder?

Resposta – O Inmetro oferece o desconto de 30% em caso de pagamento da 1º notificação e que não apresente recurso. Pode ocorrer também o cancelamento da dívida, basta comparecer à Assessoria Jurídica deste instituto.

  • Perdi o prazo de pagamento da GRU, como proceder?

A empresa pode solicitar a 2º via da GRU na sede do IPEM-RR ou através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Guia de Recolhimento da União

 

Responsável pela cobrança do serviço, lavrado sempre que o trabalho de verificação é realizado, e é baseada nas taxas de serviços metrológicos. A GRU é um boleto bancário, podendo assim o seu pagamento ser efetuado em qualquer agência bancária, dentro do prazo de validade.

A GRU será emitida pelo Técnico responsável pela verificação seja nas dependências do Instituto de Pesos e Medidas do Estado, ou no local da visita técnica.

A inscrição do débito, como Dívida Ativa, será feita após o vencimento do prazo para pagamento.

Segunda via da GRU

A segunda via do seu boleto pode ser solicitado pessoalmente no Ipem – RR, na Divisão de Arrecadação. Ou através do telefone (95) 3621-3080, para receber por e-mail. Basta informar:

  • Número da GRU ou;
  • Número do processo ou;
  • CPF ou CNPJ ou;
  • Cód. Propr;
  • Ou Razão Social.