
Realizada no período de 4 e 8 de agosto, a ação fiscalizou produtos que utilizam o PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem), garantindo informações corretas aos consumidores e promovendo o consumo consciente de energia elétrica.
O diretor de metrologia do Ipem, Jackson Medeiros, explica que em determinados períodos do ano, há um crescimento na procura de determinados produtos e quando isso ocorre, o Ipem realiza a fiscalização, que é chamada de operação especial.
“Nessa operação recente, nós analisamos os eletrodomésticos, até como uma forma para sabermos se esse aumento se deve em razão do fim do período do inverno, que é quando ter uma elevação na temperatura”, acrescenta o diretor.
Ao todo, segundo o levantamento do órgão, 23 empresas foram visitadas neste período, entre lojas e distribuidoras, resultado na execução 55 ações de fiscalização que focaram em itens de grande uso no dia a dia, como:
• Condicionadores de ar tipo janela;
• Condicionadores de ar tipo split;
• Combinados (refrigerador + congelador) de uso doméstico;
• Refrigeradores de uso doméstico;
• Máquinas de lavar roupas;
• Televisores.
Segundo Jackson Medeiros (Diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-RR), não houve notificações por irregularidades nos produtos oferecidos ao consumidor, o que demonstra seriedade por parte os empresários locais.
“Por conta desse trabalho que realizamos com o Inmetro, hoje nós temos um balanço positivo. As empresas atualmente tendem a seguir as normas, tivemos apenas alguns problemas em relação à etiquetagem desses produtos, mas foram tomadas as devidas providências”, destacou.
CANAIS DE DENÚNCIA
O Ipem-RR reforça que operações como esta contribuem para um mercado mais seguro e transparente, garantindo a qualidade e a confiabilidade dos produtos ofertados no Estado. Para denúncias ou informações, a Ouvidoria do órgão está disponível pelo telefone 98418-6916 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.rr.gov.br