Ipem inicia operação de fiscalização no comércio varejista de Roraima
O Governo do Estado, por meio do Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima), órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), realiza na semana de 4 a 8 de abril, a operação especial Casa Segura. A ação conjunta com o Inmetro tem o objetivo de fiscalizar no mercado varejista de Roraima, a presença do selo do Inmetro
em produtos de uso doméstico, utilizados em residências.
Durante a operação, são checados, especificamente itens como: cadeira plástica monobloco, escadas metálicas domésticas, panela metálica, coifa/exaustor elétrico de uso comercial ou doméstico, aspirador de pó elétrico e liquidificador de uso doméstico.
A presidente do Instituto, Isabella Dias, alerta para a necessidade de a população ficar atenta e adquirir apenas produtos que tenham o selo do Inmetro.
“A presença do selo do Inmetro no produto, ou seja, a certificação compulsória desses itens significa que ele passou por um rigoroso sistema de qualidade, e que não oferecem riscos durante o uso, pois atendem aos requisitos mínimos de segurança, reduzindo, assim, a probabilidade de acidentes domésticos”, pontuou Isabella.
O diretor de Qualidade e Metrologia, Jackson Medeiros, comentou a importância dos empresários também ficarem atentos para o cumprimento das
regulamentações.
“Os empreendimentos que comercializam produtos que não ostentam o selo do Inmetro e não obedecerem as regulamentações vigentes, poderão ser penalizados com apreensão de produtos, além de multas. Neste caso, as empresas têm um prazo de 10 dias para apresentar defesa e nota fiscal dos produtos, o que transfere as condições para o fabricante”, ressaltou Medeiros.
“Está aí a necessidade dos empresários oferecerem para os seus clientes, apenas produtos certificados pelo Inmetro, adquiridos com nota fiscal no mercado legal”, completou o diretor técnico.
*OUVIDORIA *