OPERAÇÃO PÁSCOA

Ipem realiza fiscalização em ovos e bombons de chocolate

O Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima) realiza essa semana a ação especial de Páscoa. Até quinta-feira, dia 14, as equipes realizarão as atividades com o objetivo de fiscalizar os empreendimentos que comercializam bombons e ovos de chocolate, em todo o Estado,

O Ipem-RR também apresenta algumas dicas práticas para o consumidor identificar produtos irregulares e não errar na hora das compras, que tem como consumidor final, em sua maioria, as crianças.

Segundo a presidente do Instituto, Isabella Dias, os consumidores devem tomar cuidado, principalmente, com os chocolates que trazem algum brinde, como brinquedos.

“É comum nessa época do ano, os pais presentearem os pequenos com ovos de páscoa com brinquedo ou brinde. No caso de ovos de páscoa que acompanham brindes, como brinquedos, o produto deve ter o selo do Inmetro bem visível na embalagem, juntamente com indicação da faixa etária de uso do item”, explicou.

Somente a presença do selo do Inmetro pode garantir que o brinquedo passou por testes e não vai oferecer riscos às crianças.

“É importante analisar a faixa etária de uso, para não colocar as crianças em risco de acidentes como engasgamento com peças pequenas que se desprendam do brinquedo, por exemplo”, completou Isabella.

Segundo o diretor técnico de Qualidade e Metrologia do Ipem-RR, Jackson Medeiros, durante a ação, a equipe técnica do Ipem-RR verifica também o peso dos ovos de páscoa e chocolates.

“O consumidor deve se orientar pela indicação do peso líquido na embalagem. Os produtos devem apresentar de forma bem clara, o peso líquido do produto, em sua embalagem, já descontados o peso da própria embalagem, e do brinde quando houver. Vale ressaltar que a numeração varia de acordo com o fabricante, fiscalizamos então o peso”, pontuou Medeiros.

Artesanais

Quem faz o ovo de páscoa artesanal também precisa identificar qual é o peso que corresponde à quantidade de chocolate comercializada, descontado o peso da embalagem. A regulamentação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), deve ser atendida por todos os produtores, seja o mais simples, o artesanal, os importados, e até a indústria multinacional. A regulamentação é para produtos comercializados dentro do País, sem exceção.

Ouvidoria

Caso encontre irregularidades, o consumidor pode entrar em contato com o órgão por meio da Ouvidoria do IPEM-RR, (95) 99971-6066, ou enviar mensagens através do telefone (95) 99135-3061. O órgão está localizado na Av. Surumú, nº 1719 – São Vicente, com atendimento de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30.

Pular para o conteúdo