DIA DAS CRIANÇAS

Ipem – RR realiza ação especial de fiscalização

Com a proximidade do Dias das Crianças, o comércio de itens voltados para o público infantil começa a aquecer, e com isso, o Governo do Estado, por meio do IPEM – RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima), realiza ação especial de fiscalização em vários estabelecimentos comerciais da Capital e dos municípios de Roraima.

A operação especial Dia das Crianças será entre os dias 02 a 06 de outubro, e tem como principal objetivo, verificar se os brinquedos expostos estão em conformidade com as normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Estão sendo fiscalizados estabelecimentos comerciais da Capital e também dos municípios do Estado, que comercializam produtos infantis, como: brinquedos, bicicletas de uso infantil, berços infantis, carrinhos de bebê e cadeiras de alimentação para crianças.

Segundo a presidente do Ipem-RR, Isabella Dias, o responsável pela criança, deve tomar alguns cuidados antes de comprar um presente, seguindo as orientações.

“O responsável deve observar se o selo do Inmetro está presente na embalagem do brinquedo, por exemplo. Este selo que o produto passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos estabelecidos no regulamento e na norma”, pontuou Isabella Dias.

Outra informação importante é a simbologia de indicação da faixa etária de uso do item, que informa a idade que a criança deve ter para manusear o brinquedo, para que esse não venha oferecer riscos a segurança da criança.

“Isso evita, por exemplo, que a criança se engasgue por ingestão de pequenas peças ou até partes de um brinquedo. Alguns produtos exigem inclusive a presença de um adulto para preparo, entrega à criança, e supervisão enquanto brinca. É preciso ter cuidado também com peças pontiagudas, com bordas que podem causar cortes, e com produtos tóxicos, como tinturas”, reforçou Isabella.

A embalagem do produto também deve conter outras informações obrigatórias, como: dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem e material de composição, tudo isso em português.

“Essa parte é importante, não somente para quem está comprando, mas também para o empreendedor que está comercializando, é imprescindível que o empresário tenha em seu estabelecimento produtos certificados e de boa procedência, com nota fiscal de origem, pois em caso de autuação, o fabricante é quem será penalizado”, ressaltou Isabella Dias.

OUVIDORIA

O consumidor pode tirar dúvidas e apresentar denúncias ou sugestões por meio da Ouvidoria do Ipem-RR, no telefone (95) 99971-6066 ou enviar mensagens através das nossas redes sociais: Instagram – @Ipemrr; e Facebook –

O Instituto de Pesos e Medidas de Roraima fica na Av. Surumu, nº 1719 – São Vicente, com atendimento de segunda à sexta, das 7h30 às 13h30.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Carla Morais

FOTOGRAFIA: Secom-RR

Pular para o conteúdo